fbpx Skip to content

Os 6 erros mais comuns ao fazer uma fachada em ACM. Você sabe quais são?

FACHADA ACM
Case – sem erros 😉 – do parceiro @luminiplast

 

O ACM é bastante usado por empresas de comunicação visual na criação de totens, placas de sinalização, portas residenciais e em vários outros projetos. Mas a principal aplicação é, de longe, fachadas em ACM.

O planejamento de todo o processo é uma das etapas mais determinantes, que demanda bastante atenção. Pontos como as dimensões precisas das chapas, pontos de corte, dobras e a previsão da montagem dos painéis na estrutura metálica devem ser avaliados.

E o que pode acontecer se o planejamento não for feito da forma que deveria?

Pedimos para o Matheus, do @LetraCaixadoZero, listar os erros mais recorrentes ao projetar ou instalar uma fachada em ACM e após uma pesquisa, a lista ficou pronta! Está curioso?

Continue lendo para saber o que fazer (ou não).

 

  1. Medidas não batem com a realidade:

Esse é um erro que pode comprometer todo o projeto da fachada de ACM. Antes de iniciar qualquer instalação, é muito importante medir o local com precisão. Executar essa etapa de forma errada pode resultar em chapas que não se encaixam como deveriam e, até mesmo, faltar ou sobrar material.
Por mais que o cliente diga que tem as medidas e passe para você, é melhor garantir: vá até o local da futura fachada e meça. O retrabalho também aumenta os custos e prazos, o que ninguém quer, não é?

 

  1. Encaixe dos módulos muito detalhados:

As chapas devem ser encaixadas perfeitamente uma na outra e devem estar sempre na mesma angulação. Nas fachadas retas, a angulação de uma chapa interfere na posição da outra, então todas precisam estar alinhadas e niveladas.
Esse ponto é muito importante quando vamos tratar de fachada 3D! Detalhes, quando bem feitos, dão um toque especial ao design da fachada. Porém, módulos com detalhes excessivos podem se tornar um problema durante a instalação. Eles aumentam a chance de erro e podem ser difíceis de alinhar corretamente. Por essa razão, o planejamento da instalação deve ser feito com bastante atenção. Quer saber outro erro comum?

 

  1. Usar ACM de nível inferior:

 O ACM é formado por duas chapas externas de alumínio composto e um núcleo de polietileno. Quanto menor a quantidade dos componentes, mais fina será a chapa e maior a chance de ela ser danificada tanto no transporte quanto na aplicação do material. Logo, ao obter um ACM de nível inferior, a durabilidade e o acabamento do projeto ficam comprometidos.

Por isso, garantindo distinção de outros produtos no mercado, o ACM SeriBond acompanha filme de proteção da pintura, está disponível em 15 cores e aceita dobras sem danificar, pois tem seu núcleo composto de polietileno de baixa densidade e flexível, tornando-o leve, maleável, resistente e durável.

Para facilitar o transporte e manuseio da chapa, a Serilon disponibiliza ACM de 3 metros! Ideal para projetos menores, que não necessitam dos 5m da chapa tradicional. E sabe outro detalhe que interfere muito ao planejar uma fachada em ACM? Confira o próximo tópico:

 

  1. Mudança de cor entre lotes:

Esse assunto sempre aparece num bate-papo sobre ACM. No terceiro episódio do podcast Papo de Impressão, “Tudo sobre o uso do ACM na Comunicação Visual”, esse tópico foi tratado na conversa. A recomendação é, na hora da compra das chapas, pedir ao vendedor chapas do mesmo lote – e mesma marca, claro – para serem usadas no mesmo projeto, pois pode haver diferença na tonalidade e no brilho de um lote para o outro.
Para facilitar para a sua equipe, o ACM SeriBond vem com setas no liner: todas elas devem estar para o mesmo sentido, para evitar uma eventual diferença de tom.
Está curioso para ver o próximo tópico?

 

  1. Avaliação incompleta da estrutura do prédio:

Avalie a estrutura do prédio antes de iniciar a instalação da fachada de ACM.
Dependendo das suas condições, a estrutura pode não ser apropriada para suportar o peso ou a fixação da fachada, o que é arriscado. É muito importante fazer essa análise para não resultar em problemas de segurança, como desprendimento ou instabilidade da fachada no geral ou mesmo de alguma chapa.
Faça uma avaliação estrutural com algum profissional e siga as instruções específicas do fabricante. Não se esqueça de seguir à risca as recomendações dos auxiliares também, como da fita dupla face para ACM. E por último, mas não menos importante:

 

  1. Ondulação da chapa em módulos grandes:

 É um problema comum em módulos grandes de ACM, especialmente quando se usa acabamento brilhante. A luz reflete nas imperfeições, tornando-as mais visíveis. Optar por um acabamento fosco pode ser a melhor solução: dá menos manutenção, os pequenos defeitos, ondulações e imperfeições ficam mais disfarçados, além de dar um toque mais refinado à fachada.
Lembre-se que dividir módulos grandes em seções menores pode reduzir a ondulação e facilitar a instalação. Para descomplicar a sua vida, o ACM SeriBond é vendido também na medida de 3m!
Deve-se considerar também que o ACM é composto de alumínio e por isso, ele varia de acordo com a temperatura: no calor ele expande e no frio, encolhe.

Agora que você já sabe as falhas que mais acontecem ao fazer uma fachada de ACM e como escapar delas, pode iniciar a sua próxima fachada com propriedade e sem erros!
Focando no planejamento bem feito, utilizando materiais de qualidade e seguindo suas instruções corretamente, tem tudo para sua fachada ficar deslumbrante, durável e segura!

Nossa equipe de vendas está pronta para atendê-lo(a) e apresentar outras soluções incríveis da Serilon. Inicie uma conversa no WhatsApp e deixe-nos fazer parte do sucesso de seus projetos!

 

Post relacionado:

Fachada em ACM: o que você realmente precisa saber