fbpx Skip to content

Festivais de Música: tendências na Comunicação Visual

Os festivais de música têm crescido bastante nos últimos anos, deixando de ser apenas um evento e se tornando uma plataforma de experiências, permitindo que as marcas invistam em ações para criarem um laço emocional com seu público. 

E é nesse contexto que a Comunicação Visual em festivais de música tem gerado um impacto altíssimo com iniciativas pensadas para que a marca e o festival estejam presentes no dia a dia do consumidor. 

Por isso, preparamos este conteúdo para que você conheça as tendências dos grandes eventos de música e entenda como se preparar para atender essa demanda. Confira!

Festivais de Música: um novo conceito de comunicação

Palco, iluminação, figurinos e shows são elementos que por si só já geram impacto visual. Agora, imagine tudo isso atrelado à comunicação visual? O resultado só poderia ser um grande sucesso. 

Hoje, o Brasil conta com grandes festivais de música como: Rock In Rio, Lollapalooza, Planeta Atlântida, Primavera Sounds, Festival de Verão de Salvador, entre outros tantos.  

E desde a sua volta após o período de pandemia, os eventos têm apresentado um novo conceito de comunicação visual, que sofistica a experiência de quem está presente: a comunicação imersiva.

A comunicação imersiva consiste em fazer com que o público se sinta parte do cenário, e isso envolve toda a proposta do evento, inclusive os patrocínios, que têm um papel importante no âmbito visual do evento. Todos querem se destacar em meio à multidão!

Não adianta colocar elementos apenas como “enfeites”, é preciso que todas as peças de comunicação visual, como letreiros, painéis, backdrops, paredes e tapumes revestidos, totens interativos, placas de sinalização e orientação, entre outros, interajam com o público, tornando a experiência marcante.

E o melhor é que a forma de fazer tudo isso e passar a mensagem desejada ao público não depende de uma tecnologia específica, basta usar bastante criatividade nas composições usando as soluções de comunicação visual existentes no mercado. 

Principais tendências na Comunicação Visual em Festivais de Música

Os festivais de música buscam inovar a cada edição e, com a comunicação visual, não poderia ser diferente. 

O Rock in Rio, que aconteceu em setembro desse ano, trouxe algumas novidades que estão entre as principais tendências desse ano, como as chapas de ACM, letreiros com acrílico e apliques de LED, que dão o efeito neon e permitem as fotos instagramáveis.

Interatividade, sem dúvidas, é algo que chegou para ficar. Sendo assim, os totens interativos também estão em alta, já que envolvem o público e fazem com que ele participe do evento.

Já entre os materiais, o destaque vai para a lona para impressão digital para fazer revestimento; alguns tecidos e muitos adesivos, especialmente promocionais e, em geral, com acabamento fosco, feitos com impressão em máquina de tecnologia UV.

Lonas 

As lonas são peças-chave em qualquer evento e não poderia ser diferente com os festivais de música.
Em entrevista ao Canal Digital da Future Print sobre o assunto, Thiago Portella Machado, gerente regional do Rio de Janeiro da Serilon, apontou duas inovações que, no caso específico do Rock in Rio, foram exigência do evento para garantir a segurança do público.

Lona Antichamas

Essa lona é especial pois possui um aditivo antichamas, além de ser testada e certificada para não propagação do fogo. Perfeita para eventos que prezem pela segurança dos convidados e também pela qualidade de impressão.

Permite acabamentos de alto padrão, sendo perfeita para trabalhos com elevado grau de exigência e aplicações específicas.

Lona Mesh

A lona perfurada é ideal para shows, eventos e grandes projetos como festivais de música, pois permite 50% de passagem de vento e 100% de passagem de som! 

É muito utilizada em envelopamento de caixa de som e possui liner de proteção, que a deixa apta a receber impressão digital de qualquer tipo de equipamento. É a mais usada para grandes projetos de música que precisem de uma Comunicação Visual de qualidade e resistência. 

Festivais de Música: quais as tendências da impressão digital? 

A impressão digital tem papel fundamental em todas as etapas do evento, sendo imprescindível na criação dos pontos de vendas e proporcionando, cada vez mais, experiências diferentes ao público.

São inúmeras as possibilidades de impressão, já que todas as marcas oferecem ações nos festivais, a fim de que o público divulgue a marca – mesmo que indiretamente – nas suas redes sociais, com fotos compartilhadas usando hashtags.

Em relação às tendências, em eventos maiores, como é o caso de grandes festivais como o Rock in Rio, que apostam na sustentabilidade, a principal recomendação é a impressão UV, pois proporciona secagem imediata e tem bastante resistência quando exposta ao tempo e às condições climáticas.

E para eventos com volume de impressão um pouco menor, mas ainda com qualidade e agilidade, o recomendado é a impressão HP látex.

Sendo assim, saber o porte do festival é importante para se preparar para atender essa demanda, pois eventos em que se exige um alto nível de acabamento e soluções para serem resolvidas na hora, é imprescindível o uso da tecnologia UV e látex.

Festivais de Música: um mercado em ascensão

O Brasil está se tornando reduto de grandes festivais de música, mas para entrar nesse mercado, é importante pensar em toda a cadeia, se cercando de bons parceiros em todas as áreas complementares. 

Esse tipo de evento está em busca de soluções completas e, nesse caso, os detalhes fazem toda a diferença. O empreendedor de comunicação visual tem que pensar sempre no longo prazo, e não em um único evento. 

Outro ponto importante é sempre estar atento às tendências: a tecnologia de impressão látex e UV, por exemplo, coloca o fornecedor à frente dos concorrentes. 

Integrar plataformas online e explorar oportunidades no campo do entretenimento online, como o bingo online valendo dinheiro, também pode ampliar o alcance e o engajamento do seu festival.

Saiba como a Serilon pode lhe ajudar!

Se você está buscando um material de qualidade, com excelentes resultados, a Serilon é a maior distribuidora de insumos e equipamentos para Comunicação Visual do Brasil,  levando até você a garantia de quem é referência no mercado.

Quer conhecer todo o portfólio de produtos da Serilon? Comece uma conversa no WhatsApp com o nosso time de vendas hoje mesmo e descubra a solução ideal para seus negócios.

Fonte: FuturePrint