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Comunicação Visual: a importância do planejamento anual

Planejamento anual

Com a proximidade do fim do ano, as empresas precisam começar a definir seus objetivos e metas para o ano seguinte e é aí que entra o planejamento anual.   

Quem tem uma empresa de Comunicação Visual sabe o quanto o mercado está competitivo, por isso realizar o planejamento anual  é imprescindível para conquistar resultados ainda melhores. Mas será que ainda dá tempo de definir suas metas para o ano seguinte? 

Sim! Por isso preparamos este conteúdo com algumas dicas que irão lhe ajudar a suas aliadas durante esse planejamento. Confira!

 

Planejamento Anual: por onde começar?

 

O planejamento anual é o passo inicial para a empresa de Comunicação Visual se organizar e determinar seus objetivos e metas. 

Sendo assim, antes de começar procure se informar sobre as tendências do mercado, elas podem lhe ajudar a saber qual material terá mais demanda e quais as novidades seus clientes irão buscar.

Uma curiosidade sobre o ano de 2023, é que a cor escolhida pela Pantone para reger o ano será a Viva Magenta, um tom ousado de vermelho que fala da força e vitalidade necessárias para buscar um futuro mais positivo.

Mas, além de ficar de olho nessas tendências, alguns processos são essenciais para a construção de um bom planejamento para o próximo ano. Sendo assim listamos algumas dicas para lhe auxiliar nessa tarefa.  

 

Faça uma retrospectiva do ano anterior

 

Analisar o ano anterior é uma das premissas de um planejamento anual que dá resultado, pois lhe ajudará a entender se suas metas podem ser alcançadas e como fazer isso. 

Buscar esse histórico de vendas o ajudará a perceber sazonalidades com mais clareza, e adequar o seu planejamento de acordo com cada cenário.

Além disso, ao olhar para o ano anterior, é possível replicar o que deu certo e evitar o que não saiu como planejado, tendo ainda mais chance de obter sucesso no novo ano. 

 

Analise o público da sua empresa

 

Saber as suas necessidades, preferências, sonhos e desejos dos seus clientes pode ser uma excelente carta na manga na hora de negociar, argumentar e contornar objeções.

Por isso, faça um resumo do perfil das pessoas que consomem na sua empresa, essas informações são importantes para definir as suas necessidades e aumentar seu nível de satisfação.  

 

Defina os objetivos da empresa

 

Para o crescimento da sua empresa como um todo, no seu planejamento devem constar os objetivos da empresa. 

Defina claramente como deseja ser visto e mapeie as ações que proporcionem este crescimento, que podem estar ligadas a crescimento do volume de vendas, aumento dos índices de fidelização de clientes, melhorias na taxa de conversão, entre outros. 

 

Liste as oportunidades 

 

Pense bem em suas possibilidades na hora de definir metas para 2023. As datas comemorativas, eventos do calendário político e do esporte são ótimas oportunidades de aumentar o faturamento, por isso estar preparado para atender essas demandas é de suma importância. 

Planeje-se com antecedência para agir no tempo certo e fique sempre atento aos acontecimentos importantes para identificar novas oportunidades.

 

Estipule prazos para cada ação

 

Estipular prazos para cada tarefa é muito importante para manter a organização e controlar as atividades.

Sempre defina um prazo de conclusão para cada tarefa incluindo essas datas na planilha de objetivos que você montar, assim fica mais fácil realizar qualquer tipo de mudança ou alteração em seu planejamento.

 

Estabeleça indicadores-chave para acompanhar o planejamento

 

Para que você comece a trabalhar em cima de cada um de seus objetivos, é imprescindível definir as ações e atividades que serão necessárias para atingi-los e os indicadores serão sua bússola. 

Essas ações são chamadas de Key Performance Indicators (KPIs), ou indicadores-chave de performance e são utilizadas para compreender o andamento do seu planejamento durante o próximo ano.

Na prática, você precisa dividir seu objetivo em ações  menores, cada uma com um prazo de entrega para que seja possível trabalhar com muito mais organização.

Ou seja, depois de definir suas metas, estabeleça métricas e KPIs que facilitem o entendimento do progresso e andamento, como um termômetro. 

Depois desse alinhamento, você poderá elaborar um planejamento anual eficaz que levará  sua empresa ao crescimento e expansão de seus negócios.

 

Como a Serilon vai ajudar você a vender mais em 2023?

 

Começar o ano com um ótimo planejamento é muito importante para que você possa tirar do papel tudo o que você planejou, mas sem dúvidas oferecer materiais de qualidade fazem toda a diferença.

Quanto mais qualidade e durabilidade sua empresa entregar, mais vai gerar valor aos seus clientes, fazendo eles te indicarem e voltarem sempre. O que, por consequência, vai lhe render mais vendas.

E é nesse momento que a Serilon entra em campo para lhe auxiliar. Maior distribuidora de insumos e equipamentos para Comunicação Visual do Brasil, levando até você soluções que vão garantir excelentes resultados e com a garantia de quem é referência no mercado.

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